Seguidores

Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ProJeto Verao sem Medo - 2010

Projeto Ceedu Sem Medo

1- Descricao do Projeto

O projeto CSM (Ceedu sem medo) foi criado para trabalhar com as criancas fulanis do norte de burkina faso durante o verao (trad.ceedu sig. Verao). Sera desenvolvido durante os meses de fevereiro – Abril, onde receberemos criancas e Orfaos adoslencentes que queiram ser alfabetizados na lingua tribal (fulfulde) e tambem receberem informacoes sobre os livros santos (Tawreta, Zabura, Linjil) Pentateuco, Salmos e Evangelhos.
O projeto surgiu quando um homem fulani disse que poderia dar seu filho para um branco ensinar ele ler e escrever na lingua tribal e ainda adquirir conhecimento dos santos livros.
Particulamente levei um susto pois a maioria dos fulanis nao gostam de enviar seus filhos para a escola, e sobre tudo onde um branco (missioanrios) estariam ensinando. Vi que Deus estava trabalhando nos coracoes endurecidos dos pais de familia fulanis que por seculos viveram sem conheceimento da verdade.

2- Um projeto a curto Prazo.

Por si tratar de um povo semi nômade este projeto terá uma duração de apenas três meses, pois depois de maio as chuvas começam a cair aqui no sahel Africano e os pais e familiares devem sair para os campos visando ganhar o precioso milho típico. (Gawri)

a- Os participantes viverao numa casa tipica chamada Buuguro. A casa sera feita ao lado da minha e parece com uma oca de índio do Brasil, a diferenca e que será mais segura e estruturada para o calor que será alto nesses meses do ano.
b- Vida em comunidade, de inicio desejo começar com cinco pessoas que Deus enviara. Terão que compartilhar a mesma casa,comerem, estudarem ,trabalharem e crescerem no conhecimento do Senhor juntos. Assim conseguirão ver o quanto o individualismo a qual são levados durante toda vida e terrível e o quanto Deus deseja que contamos com a ajuda do próximo.
c- Professor Fulani ensinando na língua do coração o Fulfulde. Por se tratar de um projeto de curto prazo Deus tem providenciado um ex-marabu (ex-lider islâmico) que se converteu durante o tempo de nosso trabalho de evangelismo e discipulado, seu nome e Adama. Ele tem experiência pois antes ensinava os alunos do alcorão quando era líder mulçumano no passado, agora convertido creio que o Senhor usara sua vida para influenciar e ensinar na verdade do Senhor. ( esse era o plano inicial mais o Professor passou para o Senhor ano Passado, estamos orando por um novo) Os fulanis são mais amarrados ao islã que os demais povos do Sahel africano, eles foram os primeiros missionários do islamismo aqui no sahel. Alguns pais quando os filhos completam (10-15 anos) costumam enviar os filhos para que os marabus ensine a tradição alcoranica. As crianças fulanis por sua vez não oram regulamente e alguns dizem que elas não são mulçumanas. Será justamente nesse intervalo de idades e crescimento antes de adquirirem conhecimento da finatawa (tradição ) e que eles terão a chance de conhecerem a verdadeira religião que Deus nos ensina na Bíblia.

3- Resultados e Gastos do CSM

O alvo sera ver os alunos retornando para seus vilarejos e compartilhar com os familiares o conhecimento adquirido nos 3 meses, assim eles lerão as escrituras na própria língua e serão testemunha viva para seus amigos. Apos tres meses terao sido alfabetizados na sua própria língua e terão conhecimento sobre a religião cristã.
Os materiais tais como cadernos, lápis, lousa, e pagamento do professor entrarão para gastos deste projeto.
Ao todo com alimentação e acomodação saira em tonos de 500 dólares .
Segundo o curso do desenrolar do projeto estarei mantendo os amados informados de tudo.
sábado, 17 de outubro de 2009

Etapas na aevangelizacao contextualizada entre os fulanis.

I- Estabelecer confianca.
1- Um agente de mudanca aceito como co – Cristao.
2- Agente de mudanca participando dos eventos importantes a comunidade e pessoas tais como : Batismo, festa, enterro, casamento etc…
3- Se engajar nas discursoes espirituais pessoais.
4- Distribuir e imprimir literatura que desperte interesse.
5- Um agente de mudancas considerado pela comunidade como um homem piedoso.
6- Aceitar de inicio o nome Iissa como Profeta.

II – Se engajar numa discursao espiritual sobre problemas espirituais pessoais.
1- Participar dos estudos em grupos de Busca ;
2- Estudo dos livros santos.
3- Exprimir um desejo de conhecer a Deus.
4- Compreender o pecado como uma condicao de Rebeldia.
5- Exprimir um desejo e necessidade de ter um coracao novo da parte de Allah.
6- Manter-se firme na compreensao de que Iissa e o profeta de Deus.

III - Se engajar numa profunda busca para melhor conhecer Allah e receber sua bencao.
1- Confianca desacreditada nos objetos,lugares,pessoas qyue possuem algum poder.
2- confianca em Allah para ser livre do medo das forcas do mal.
3- Desejo de fazer parte do povo especial de Allah, que se prepara para os ultimos dias.
4- Se engajar numa vida de oracao cotidiana e significativa.
5- Confianca em Iissa como o poderoso sobre as forcas do mal.
6- Confianca em Iissa como o mediador do ultimo dia.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Curiosidades

O COMEÇO DE UMA EVOLUÇAO - DE BUGURO DE PALHA PARA
TIJOLOS. ESSA TECNICA DE CONSTRUÇAO VEM DO EGITO.



Este é o Falso escorpiao, bichu rapido e asqueroso que parece muito com o inimigo numero 1 dos
Missioanrios.



Este é um típico pastor fulani, e o pedaço de madeira trabalho em baixo na foto é justamente o AKALAAWAL usado para dar comida aos animais. Seria o lugar onde Jesus Nasceu, na manjedoura.







Nunca se foi tao facil carregar Galinha em Ouagadougou, a revolta das galinhas literalmente.




Vendedores lavando ovelhas, sabao OMO, agua, escova tudo para manter boa impressao.






Esse Banheiro promete hein.... Aqui no Sahel è bem Assim


So o que faltava - Jumentos pintados de zebras para enganar turistas ...
se Essa onda pega vao pintar pardal de Preto para virar grauna.
sábado, 10 de outubro de 2009
sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Outubro - 2009 Carta atual

Paz do Senhor Jesus a todos que acompanham nosso ministerio.
Assuntos da carta deste mes :
· Termino do ‘Conexions’ (primeiro livro)
· Entrada na W.H (Horizontes Mundial)
· Auxilio ao Projeto de Cabras – parceria
· Mudança de e-mail : terrasvazias@ntlworld.com e pagina na net http://terrasvazias.blogspot.com/

Graças a Deus chegamos ao fim do primeiro livro ‘Conexions’ método de francês que ‘Aliança Francesa’ ultiliza nas aulas, o progresso da minha esposa tem sido proveitoso. Hoje ela pode ir sozinha na feira fazer as compras em Frances, dar uma informação, se localizar, e se forçar um pouquinho pode dizer o que veio fazer aqui em Burkina Faso. Foram doze lições que assim como uma escadaria foram vencidas degrau a degrau. O próximo passo será estudar durante os três meses, antes de nossa ida para o norte de Burkina, numa escola de lingua duas vezes por semana e continuar tendo aulas no Conexions livro dois comigo em casa.
Como já havia informado aos irmãos na carta passada, junto com Elimércia haviamos feito um pedido para nos unirmos a Missão Horizontes Mundial, assim depois de meses de conversa como os reponsáveis aqui, fomos aceitos. A missão já trabalha no Sahel há anos com os povos não alcançados, e fornece uma cobertura Espitirual e logistica em todo processo dentro da Janela 10-40, fora nosso acompanhamento a uma equipe a qual prestamos contas a liderança e marchamos juntos para o que o Senhor deseja que façamos aqui, que é servir ao reino de Deus.

Neste mês recebi a visita de um amigo do projeto a qual fiz parte quando estava no Brasil, ele esteve aqui durante duas semana aproximadamente para implantação de um projeto de Cabras. Como cabras é um dos trabalhos dos fulanis , tivemos que viajar até a tribo para realizar a compra dos bichos, que serão usados no futuro para nutrição de crianças desnutridas e também para ajudar os fulanis que se converterão, por causa da perseguição geralmente perdem seu trabalho e são expulsos de casa, sem ter o que fazer sofrem até se reitegrarem a sociedade. Então as cabras darão cobertura em vários aspectos do ministério no futuro. Um irmão do Brasil, dono da Jumbitos foi quem idealizou e financiou a compra das cabras, e o pastor Nivaldo veio dar o ponta-pé incial, esperamos que as cabras venham ser de leite e oramos pela multiplicação no futuro das cabeças que ficaram sobe a responsabilidade do Kunjam um fulani convertido que mora no norte do País.

Apartir dessa carta meu e-mail que antes era o terrasvazias@hotmail.com estará sendo mudado para terrasvazias@ntlworld.com e a página para ler e ver as fotos de nosso trabalho aqui e máterias extras, sera a seguinte : http://terrasvazias.blogspot.com/ esta e minha página na net.


Motivos de oração :

1- Pelos burkinabes que estão sem casas devido o dilúvio de 01 de setembro. Muito se tem feito e doações chegaram de todos os lados, esperamos que mais que alimento o povo esteja consciente que precisam de um lugar seguro pois a chuva se repetira a cada ano.

2- Agradeça a Deus pela boa aceitação da missao Horizontes Mundial em abrir as portas para nossas vidas.

3- Por nosso seguro de vida que deverá ser feito até Janeiro de 2010, uma vez que estamos num país de risco, o correto é pelo menos termos o seguro indicado pela missão. Precisamos de 2.500 reais.

4- Pelo aprendizado da lingua francesa, que Elimércia venha se destacar nesses três meses que restam de estudo aqui na Capital, vindo a pegar uma ótima fluência que ajudará no processo de aprendizado da lingua tribal entre os fulanis.

No amor daquele que Jurou por si mesmo que abençoaria todos os povos da terra....
Cristiano e Elimércia

About Me

Minha foto
Cristiano Carneiro Silva
Ver meu perfil completo

Postagens

identificador de tela

Tradutor