Seguidores
Blog Archive
- dezembro (2)
- outubro (1)
- junho (1)
- maio (1)
- dezembro (1)
- janeiro (1)
- dezembro (1)
- novembro (3)
- outubro (2)
- setembro (1)
- agosto (2)
- junho (2)
- abril (1)
- março (1)
- fevereiro (2)
- dezembro (1)
- novembro (1)
- outubro (1)
- setembro (1)
- agosto (1)
- julho (1)
- junho (2)
- maio (3)
- abril (1)
- março (1)
- fevereiro (2)
- janeiro (1)
- dezembro (1)
- novembro (1)
- outubro (1)
- setembro (1)
- agosto (2)
- julho (1)
- junho (1)
- maio (1)
- abril (1)
- março (1)
- fevereiro (2)
- dezembro (2)
- novembro (2)
- outubro (1)
- setembro (1)
- agosto (2)
- junho (3)
- abril (1)
- março (6)
- fevereiro (1)
- janeiro (3)
- dezembro (3)
- novembro (1)
- outubro (5)
- setembro (4)
- julho (2)
- junho (1)
- fevereiro (1)
- janeiro (1)
- agosto (1)
- julho (1)
- dezembro (2)
- novembro (1)
- setembro (3)
Norte de burkina Agosto – 2010
Paz do Senhor !
Descrever tudo que se tem passado aqui durante o mês de Ramadam (período de 30 dias onde os mulçumanos jejuam visando ganhar a salvação) é uma tarefa difícil. Pessoas com raiva, cuspindo nas ruas, paradas nos serviços públicos, maldizentes no mercado, azedas durante todo o dia apenas por estarem sem comer e sem beber. Um homem de turbante longo na cabeça e uma fé avivada na sua crença me abordou, perguntando por que eu não estava jejuando, respondi sem vacilar dizendo que Jesus fez o maior sacrifício existente na terra para que nunca mais homem algum tentasse ganhar a salvação por obras e méritos. São formas que podemos utilizar-mos aqui para compartilhar a fé cristã uma vez que os fulanis estão voltados para assuntos religiosos.
Louvamos a Deus pela vida dos irmãos que contribuíram para aquisição da placa solar e bateria a fim de colocarmos energia em nossa casa. O próximo passo é avaliar-mos os melhores preços e com cuidado colocar-mos quatro lâmpadas e duas tomadas na casa para carregar-mos celular, computador etc... Que o nome do Senhor receba toda a gloria e que os que estão participando deste ministério continuem firmes sustentando as cordas.
Os campos de gawri (milho típico do povo) estão amadurecendo, tenho aproveitado para capinar junto com os fulanis e compartilhar o evangelho. Um dia estive conversando com eles sobre o juízo final e o fim do mundo, os fulanis amam assunto misterioso. Orem para que Deus me de palavras no momento certo e que toque o coração deste povo em nome de Jesus. O Alcorão fala muito sobre a volta de Jesus e o fim do mundo mais de forma totalmente deturpada chegando a ser um absurdo.
Quanto a Elimércia já esta engatinhando na língua tribal entraremos na segunda parte do estudo que trata de como formar frases com os devidos artigos (ao todo 22 Classes) num sistema complicado que todos aqui falam e poucos escrevem chamado Fulfulde. Ester a filha do Pr. Paul tem visitado nossa casa afim de aprender com Mércia um pouco de costura e no futuro poder contar com uma profissão se assim for a vontade de Deus.
Motivos de Oração
1- Orem por proteção contra as doenças da época de chuva. Temos tomado as precauções recomendadas tais como: Mosquiteiro, repelente, comprimidos etc ... tudo isso ajuda bastante mais se não for a mão do Senhor nada pode proteger seus servos no campo.
2- Estarei vendo como construir um pequeno Hangar mais uma vez para ate o fim do mês de setembro começar a fazer o evangelismo no mercado de Burow como antes. O local que estávamos antes foi tomado por um Shonghai (maioria aqui em Burow) que alegou que devíamos comprar o espaço e que mesmo o Prefeito que havia nos dado o lugar não tinha direito sobre a terra.
3- Pela vida do Amadu Turanaata, ele não tem medido distancia para comparecer no culto que fazemos
No amor Daquele que Jurou por si mesmo abençoar
Todos os povos da terra... Hb 6:13
Missionários
A Vaca detesta o Islã
Graça e paz do Senhor !
Agradeço a todos que responderam nossa carta passada seja ofertando, encorajando e orando.
Mês de julho se resume nos seguintes Tópicos:
· Não peça chuva se for reclamar da lama – provérbio chinês
· A vaca detesta o islã
· Fim do verão sem medo 2010
1- Não peça chuva se for reclamar da lama.
Na metade do mês a água começou a cair no solo árido de Burow, alegria para muitos que já haviam esgotado suas reservas de milho. A chuva veio dizer parabéns para o Cristiano que no dia 23 fez 28 anos de idade, antigamente os fulanis não eram cultivadores mais devido a escassez de pastos e as mudanças entres os diferentes povos hoje é obrigado viverem como agricultores durante os três meses que se seguem.
Com a chuva as Husuba ( sig. Agravações, problemas etc...) são as primeiras a aparecerem: é uma casa que esta gotejando, um animal morto, água que caiu demais na plantação, enfim lembrei do provérbio chinês sobre não reclamar da lama após ter pedido chuva. Setembro do ano passados vários na capital do Pais tiveram suas casas arrastadas pelas águas, esse ano a husuba começou foi cedo e o povo teme as mudanças climáticas. Num lugar onde a maioria das casas são de barro simples qualquer chuvinha trás inquietação.
2- A vaca detesta o Islã
O mundo viu o que os terroristas fizeram com o Francês humanista morto no Mali (pais visinho de Burkina)
a França (Pais que colonizou Burkina, Mali , Niger, Chade, Senegal) declarou guerra contra o toda espécie de terrorismo. O motivo da morte de Michel Germaneau foi simplesmente revolta por causa que vários paises europeus recusaram o uso do véu pelas mulçumanas.
Muitos fulanis ate hoje rejeitam a mensagem de maomé alegando que a vaca detesta o Islamismo, foram cerca de 200 anos para os missionários maometanos islamizarem o povo fulani. Boa parte dos convertidos foi por cauda das Jihads (guerra santa). No caso de Amadu o qual escrevi na carta passada ele durante anos sofre por causa de demônios, gastou todo dinheiro com os bruxos e marabus (lideres ilasmicos) ate que um dia encontrou o pr. Paul que orando por ele no nome de Jesus trouxe-lhe a libertação. Como o Amadu existe vários, amam suas vacas e detestam o Islã. Todavia quando prego sobre o nascimento de Jesus Cristo digo que as vacas estavam lá para adora-lo pois ele nasceu numa manjedoura, e os pastores deixaram tudo para irem ver o rei que as profecias falavam. Precisamos aqui de sabedoria para pregar-mos A Mensagem de forma contextualizada.
3. O Fim do Projeto Verão sem Medo.
Adubayru e Idrissa, alunos do Projeto, voltaram para seus vilarejos.
Fora o conhecimento do Pentateuco, Evangelhos, higiene, alfabetização, a segunda etapa é ajuda-los naquilo que eles tem dificuldade.
Um exemplo é o Adubayru que tem uma ferida na perna há mais de dois anos, ele ficou um tempo acamado foi ao medico, melhorou mas por dentro a doença só cresce, e quando anda um pouquinho mais a perna fica inchada e doida.
Socialmente ele é um invalido para os fulanis, pois não pod pastorar os animais, plantar milho, ir vender no mercado, ou fazer nada para manter-se.
Motivos de oracao.
1- Pela ida do Adubairu ao medico proximo Mes, Caso queiram ajuda-lo basta depositar na conta seguinte Bradesco Ag 645 C.C 1802-3
2- Por nosso tempo de pratica da lingua que sera ate o final do ano. Que Deus abra a mente de Elimercia.
3- Por forca e sabedoria para saber como evangelizar enquanto o povo esta cultivando a terra.
4- Louve a Deus pelos que estao ofertando e continuam firmes conosco.
No amor daquele que Jurou por si mesmo que abencoaria todos os povos da terra.
Cristiano e Elimercia