Seguidores

Tecnologia do Blogger.
terça-feira, 6 de setembro de 2011

ERAM CEM OVELHAS

Graça e Paz !

Antes de escrever minha carta mensal pensei sobre como vocês estão ai no Brasil, mês após mês temos escrito e pouco sabemos sobre os que lêem nossos informativos. Para os que respondem através dos e-mails parabéns, outros que falam sobre nós em oculto com o Pai só temos que agradecer. Aqui apesar de não termos praias o clima e os desafios oscilam como as ondas do mar, o fato de estarmos em Burkina Faso não nos torna mais importantes que os que estão dia a dia atrás de um balcão, limpando a casa, administrando uma empresa, desempregados etc... A GRAÇA de Deus é manifesta tanto em nós como em Vós.

Quando saio para ajudar o campo de milho(Gawri) de uma senhora viúva e sinto o sol, poeira, coceira da palha do milho no corpo penso o quanto era bom esta sentado no mercado evangelizando através da literatura e debatendo de vez enquanto com os Marabus ( lideres mulçumanos), muitos passaram todo mês trabalhando sem beber água devido o jejum islâmico. Sou levado a adorar a Deus no final de meu trabalho seja sentado evangelizando ou capinando com Yero, ou servindo um chá típico aos boiadeiros que visitam nossa casa diariamente.

O Tempo de inverno no Sahel é rápido e devemos reorganizar nossa vida assim como o povo, como os fulanis são semi-nomades, muitos mudaram com os animais a procura de pasto, água e tranqüilidade, pois se as vacas invadirem as plantações de milho (Gawri) a confusão será grande. Nossos animais, que não são muito, também seguiram as vaquinhas do Alay e só depois de uns três meses retornarão a Burow, teremos que esperar nossa fonte de leite engordar e ganhar mais um bezerro e assim aumentar o bando.

Os lugares que antes passávamos de moto com facilidade foram alagados e um barquinho de madeira nos ajudar a chegar a Turonaata. Eu não gostei da idéia de entrar em barco pois não sei nadar e fora os bichos que encontramos na água (jacaré, cobras etc ...) o negocio é que o Amadou estava com três semanas que não vinha em nossa reunião dominical, fiquei preocupado e ao mesmo tempo fui adiando a ida a Turonaata. Na verdade sabia que o caminho estava obstruído pela água e seria duro cortar os 25 km que nos separavam, ( e ainda assim Deus me escolheu para ser missionário, olha ai ....) certa tarde refletindo na parábola das 100 ovelhas a qual o homem perdeu uma e saiu desesperado a procura dela, disse a mim mesmo,o pastor lá tinha 99 outras ovelhas no aprisco e mesmo assim foi a procura de uma, quanto mais eu que não tenho nem 5 pessoas na igreja. Levantei-me e fui visitar Amadou e seus amigos que no verão vinham escutar sobre Jesus, chegando lá vi o motivo sobre a falta de assistência nas reuniões. Oramos juntos, pois a esposa do Amadou perdeu seu recém nascido (acho que foi malaria) aconselhei um pouco sobre o jejum que ele estava fazendo e que esse dever Jesus já havia agradado a Deus o suficiente e nossos trabalhos nessa terra não passam de sujeira diante DELE. Amadou estava fazendo o Jejum apenas por respeito a seus parentes que são mulçumanos e os demais de seu ambiente social. Também devido o cultivo do milho(Gawri) e o cuidado dos animais no período de chuva estava dificultando sua vinda aos cultos.
Elimércia aproveitou a oportunidade de aprender uma atividade local que constitui de fabricar tecido de algodão típico, junto com Chaluix esposa de nosso Líder e mais duas mulheres da Etinia Moussi. Agora ela esta vendo como adaptar o conhecimento do curso a situação que a mulheres fulanis vivem e criar no futuro uma fonte rentável para as tais. Orem por direção e aprimoramento no manuseio do tear (Instrumento de ferro usado para trançar os fios) estamos a procura de um barato e resistente para Mércia melhorar seu conhecimento e assim poder com segurança ensinar as demais mulheres.

No amor Daquele que Jurou abençoar todos os povos da terra ... Hb 6:13

Cristiano e Elimercia









About Me

Minha foto
Cristiano Carneiro Silva
Ver meu perfil completo

Postagens

identificador de tela

Tradutor