Seguidores

Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CHUVA DE PRIMEIRO DE SETEMBRO - OUAGA INUNDADA



Uma chuva que nunca fora vista em Ouaga. A capital do Pais recebeu durante varias horas, de abundante lagrimas do Céu. Foi com surpresa que todo mundo venceu este fenômeno com coragem e força de vontade. O Serviço de Meteorologia de Burkina não conseguiu prever as precipitações da chuva. Aqui Poucos se envolvem com as noticias do tempo, convencidos que o tempo aqui não muda logo não existe nada de novo que venha acontecer e mesmo que tenham novas informações elas não são confiáveis. Diferente das noticias do Homem do tempo o que vimos na televisão no dia dois de setembro foi muito real e chocante, varias casas de terrenos loteados caíram a baixo, nem o centro da cidade escapou das inundações eu mesmo levei uma hora para chegar ao Grand Macher coisa que normalmente levaria 15 minutos no máximo. Varias pontes foram destruídas pela água então os taxistas tiveram que buscar atalhos na cidade por todos os cantos a fim de ganhar o seu trocado do dia em tempo de circulação impossível.

A chuva que começou a cair das 5:00 hs ate as 14:00 hs causou um numero de 150.000 desabrigados e ate agora 7 mortos, para ver o contraste este mês aqui é o do Hamadan (mês do jejum Mulçumano) será que Allah quis punir seu povo¿ fica a pergunta que não quer calar. Não seria hora de ver as vias publicas e as construções de casas de barro em lugares de risco e ajudar a população a melhor prepara-se para eventos como este¿ O INSHALAHU só serve nesse momento para dar uma esperança aos sem tetos que se encontram em varias escolas e lugares que o governo se prontificou em dar.
É tempo de recomeçar para muitos burkinabes que viram seus moveis indo pelo esgoto aberto, existiam ruas que de barco era mais fácil passar que nadando, muitos dos quais para economizarem dinheiro construíram casas de barro pois o custo seria menor e agora esta ai o prejuízo em quantidades incontáveis. A igreja em Handelay esta juntamente com as demais fazendo uma campanha de roupa, agasalhos, comida dinheiro tudo que ganhem para distribuir como os desabrigados que estão lotando os estabelecimentos públicos.
Estamos aqui na Capital como um voz profética e representante da igreja de Jesus em todo mundo, pedimos para os amigos que leram este e-mail estejam orando por nossas vidas por proteção pois com a chuva o risco de cólera aumentou tremendamente e só a mão do Pai para nos guardar, existe também falta d’água que no inicio afetou toda a população. Tivemos que buscar água no poço próximo de nossa casa para lavar roupa e tomarmos banho, a Elimércia fez um bom trabalho junto com as mulheres levando balde na cabeça enquanto eu estava com um recipiente de 20 litros para encher o baldao de 160 litros que temos em casa.
Cristiano Carneiro
Ouagadougou – 06.09.2009

0 comentários:

About Me

Minha foto
Cristiano Carneiro Silva
Ver meu perfil completo

Postagens

identificador de tela

Tradutor