Seguidores
Blog Archive
- dezembro (2)
- outubro (1)
- junho (1)
- maio (1)
- dezembro (1)
- janeiro (1)
- dezembro (1)
- novembro (3)
- outubro (2)
- setembro (1)
- agosto (2)
- junho (2)
- abril (1)
- março (1)
- fevereiro (2)
- dezembro (1)
- novembro (1)
- outubro (1)
- setembro (1)
- agosto (1)
- julho (1)
- junho (2)
- maio (3)
- abril (1)
- março (1)
- fevereiro (2)
- janeiro (1)
- dezembro (1)
- novembro (1)
- outubro (1)
- setembro (1)
- agosto (2)
- julho (1)
- junho (1)
- maio (1)
- abril (1)
- março (1)
- fevereiro (2)
- dezembro (2)
- novembro (2)
- outubro (1)
- setembro (1)
- agosto (2)
- junho (3)
- abril (1)
- março (6)
- fevereiro (1)
- janeiro (3)
- dezembro (3)
- novembro (1)
- outubro (5)
- setembro (4)
- julho (2)
- junho (1)
- fevereiro (1)
- janeiro (1)
- agosto (1)
- julho (1)
- dezembro (2)
- novembro (1)
- setembro (3)
PUNHADO DE AREIA
Paz do Senhor !
Num vilarejo vivia um homem rico que todos os dias se orgulhava de sua riqueza e jogava dinheiro pela janela de sua casa, todas as manhãs um pobre homem passava em frente pois se dirigia para seu trabalho que era ajuntar madeira afim de vender e sustentar a família.
Um belo dia o ricão disse ao pobre :todos os dias eu te vejo passar em frente minha casa para ir procurar lenha na floresta e
assim viver. Isso me tocou muito e deu pena, desejo que a partir de amanhã que você venha cada manhã ate aqui e receba o dinheiro necessário para sustentar sua família deixando esse misero trabalho.
No outro dia o lenhador foi ate lá e o rico lhe perguntou quanto ele precisava por dia para alimentar sua família ¿ Colocando a mão no bolso.
O pobre respondeu : dei-me apenas um punhado de areia e isso me será o bastante.
O rico surpreendido com a resposta e desconcertado se abaixa e lhe dá o primeiro punhado de areia.
O individuo agradece como se ouvesse ganhado um punhado de ouro e continua seu caminho em busca de madeira seca.
Na manhã seguinte o pobre aparece em frente à casa do ricão e pede seu punhado de areia diário. O rico lhe dá.
As coisas continuam assim por alguns meses sem problema, até que uma bela manhã enquanto o pobre pedia seu punhado de areia ao rico como de costume o rico respondeu com humor e disse : escute aqui meu amigo ! Se você quer sua ridícula areia, vá você mesmo e pegue-a pois eu já estou cansado de fazer isso.
Com um sorriso no rosto o simples apanhador de lenha respondeu : Ó homem Rico, estar ai o seu limite. Você esta com raiva e cansado apenas por que tem que se abaixar todos os dias e me dado um punhado de areia cada manhã que não te custa nada¿ Quanto mais se eu tivesse pedindo dinheiro cada manhã na tua porta¿ Deixe-me então trabalhar e sustentar minha familia da minha forma e com meu suor. Pois ele nunca importunara alguem uma vez que sai de mim mesmo.
Quanto as novidades lá vai :
1- Estamos gratos a Deus pelo término do nosso muro, agora esta faltando só os tijolos de barro para nossa casa. Cremos que ate o inicio de Março estaremos entrando na casinha de Barro fresquinha típica do Sahel.
No Amor Daquele que jurou por si mesmo que abençoaria todos os povos da terra. Hb 6 :13
Para enviar cartas o endereço e :
BP 192 Djibo Burkina Faso
Siita é um simples boiadeiro como a maioria aqui entre os fulanis, ele viaja as vezes para comprar vacas em outras vilas onde o preço é mais barato e após traze-los de pé ate Djibo e revende-los ganhando assim a teifa (lucro) do negocio com animais. No dia em que estive visitando seu vilarejo ele me compartilhou que estaria viajando e pediu oração (Dua´aw), logo quando ele pediu eu orei em
espírito e pronunciei as palavras de oração na língua fulani: Allah Wadu maa e Jam, Allah moyyin Lawol etc... que sig. Que Deus traga você em Paz que ele concerte sua estrada etc...
15 dias depois desse nosso encontro seu filho veio com um sorriso no rosto contar o ocorrido com seu pai, todos os compradores estavam num caminhão com destino a cidade X quando três homens coup de rute) ladrões de estrada vieram e anunciaram o assalto. Todos estavam com bastante dinheiro com valores altos como 4 milhoes de francos equivalente a 10.000 reais para efetuar o
comercio. Os três homens limparam tudo mais o Siita guardou o dinheiro como criança dentro do meio e calçou bem seu sapato de Pastor amarelo, de todos ele e seu irmão foram os único que não foram roubados (Yetoore Allah) Gloria a Deus.
Os fulanis dizem que nem todos os dias a mãe do Ladrão sorrir. Significa que um dia o seu filho será pegue e será momento de chorar. (Wanna nyande fuu Yaaya Gujjo na Jaala). Esperamos que a Policia local tome as devidas providencias para que o Maior mercado de animais do SAHEL não venha ser afetado com essas ondas de roubos.
2- Garibu Mangal e a tradição dos 25 Fc
Não sei se todos leram meu artigo intitulado Garibus os meninos de plástico do Islã, bom vale a pena dar uma olhadinha antes para poder entender esse velho da foto
ao lado chamado de Garibu Mangal. Por anos esse homem viveu como um desse estudantes do alcorão e
no fim de sua vida mesmo com todo o sofrimento e dificuldade de ganhar o pão diário ele enfrenta os poucos kilometros que separam Gorom - Gorom e Markoy para simplesmente mendigar e voltar no fim da tarde.
Digamos que o Garibu gigante é um profissional na arte de mendiga, alguns dizem que ele tem vacas e animais na Brusse (sig. Interior) mais ate então quando o vemos a primeira coisa que devemos fazer é deixarmos os 25 centavos de franco para Garibu Mangal, em troca deixa um sorriso e varias orações para todos os viajantes e turistas que cruzam este lado do norte de Burkina Faso. Essa figura é de chamar atenção pois não só conhece muita gente local como conversa muito e sempre esta disposto a fazer perguntas a não importa quem. Garibu Mangal você merece um espaço no meu Blog foi a frase quando tirei a foto e ai esta o pequeno trecho sobre a vida desse homem que deixou a tradição lhe engolir tornando-se o extremos dos Garibus.
Por Cristiano Carneiro da Silva
Ouagadougou
Ultima Noticia de 2009
Paz do Senhor !
Quero expressa a minha alegria em te-los comigo durante todo esse ano de 2009, alguns conseguiram acompanhar mais de perto toda a trageto
ria que traçamos desde que retornamos para Africa Sahel. Por outro lado varios terão a oportunidade de participar de nosso ministério acompanhando pelo Site : terrasvazias.blogspot.com , lembrando que além de cartas ali você encontrará reflexões e fotos de nosso ministerio
Natal VS Haaram – primeiro quero que os amoados saibam que esse mês aqui foi de festa, tanto para os cristãos de Ouagadougou (capital do Pais onde existe um bom numero de crentes) como para os fulanis (etnia mais ao norte do Pais) Junto com os garotos da Associação Pleno de Amor Para Agir fizemos nosso Natal, (Ver a foto em anexo) cada um ganhou um sapato novo e juntos oramos, agradecendo pelo nascimento do Salvador.
Ja para os fulanis o Haaram constitui-se sobre a tradição (finatawa) de que deve-se comer até não poder mais se não um bichu entrara no seu estomago e mesmo que você coma durante todo o ano de 2010 não ficará satisfeito. Dá para acreditar meus irmãos que tem gente que acredita nisso¿ Bom aproveitei para da umas boas risadas
dizendo que tem gente que mesmo que coma no HAARAM comera ano que vem e mesmo assim não se satisfará pois a alma continua com fome. A maior fome deles nao é de alimento mais de conhecimento de Deus. Prova disso foi nossa visita ate Soobulle vilarejo a
pois no dia do nascimento de Jesus foram os pastores os primeiros a ver Jesus e adora-lo pois os anjos avisaram a eles que estavam perto vendo seus rebanhos. Contextualizando os pastores são fulanis e sao eles que devemos levar ao salvador que deve ser adorado por todos os povos, linguas e raças. Amem.
Nossa Casa entrou na etapa 2 que e de construção dos tijolos de barro, vale apena lembrar que nao se trata de uma casa de cimento como estamos acostumados no Brasil. O próximo passo será a construção sendo que o o muro ja esta sendo feito para a gloria de Deus.
Que o Senhor Jesus nos mostre um 2010 cheio de sua presença e com sinais que seguem os que crerem. Um abraço a todos de seus irmaos e servos em Cristo.
Cristiano e Elimercia