Seguidores

Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Africa Espiritual

Acabo de ler o jornal policial de um pais visinho de Burkina, as noticias estavam misturadas com o lado espiritual e humorístico das coisas daqui. Logo na capa tinha a foto de um vendedor de produtos para tonificar os órgãos sexuais, uma cantora que ficou rica a custa de uma musica que os dijins (demônios) lhe deram a um cidadão que antes de morrer pediu que ela cantasse e ficasse rica mais que não se esquecesse de suas duas filhas menores, a cantora esta encrencada pois esqueceu as garotas depois que ficou podre de rica.

As demais noticias pareciam um relatório para o capeta, pois todas estavam entrelaçadas com o sabor do mundo espiritual. Os que leram o meu artigo sobre os Sukunyas Caçadores de Almas sabem que a cosmovisão (o jeito que o povo ver o mundo) é bem diferente da nossa cosmovisao ocidental.

Quando lemos um jornal colocamos a mão na boca e só cremos por que é real, meses atrás fizeram uma sopa bem diferente em uma cidade a vinte cinco km de Djibow, foi caso de policia e noticia ilárica para toda comunidade de fulanis que ouviram Iakuba Dicko (locutor da radio local) dizer que um homem quase comeu os pedaços de um pênis mutilado encontrado numa sopa que se vende na rua. Os Garibus, meninos que estudam o Alcorão (Ver artigo Meninos de Plástico do Islã) encontraram os pedaços de carne do lado da mesa onde o garimpeiro jogou depois de desconfiar da carne. O jornalista falando em Fulfulde disse Leijamana Boni, wala fuu ko neddo yiata katin ley adunaru, que quer dizer; Esta geração se estragou e não tem mais nada que não seja visto no mundo. Escutei essa noticia e fui perguntar ao Idrisa (Aluno do verão sem medo) que atualmente mora conosco se o que Iakuba disse é realmente o que eu ouvia escutado, aiosim, confirmou indignado dando um sorriso e dizendo que nunca mais tomara sopa. Tudo isso só para ficar mais rica e conhecida , disseram os fulanis atribuindo o fato as feitiçaria das bravas.

Um dia assistindo um filme senegalês vi o quanto essa África espiritual é real , O filme dizia a respeito de um bando de ladrões que roubavam na França, ate ai tudo ação, trama, um personagem principal perfeito parecido em tudo com uma produçao Holywoodiana, mas de repente o filme muda totalmente para o que o povo gosta (misticismo), o bonzinho do filme deveria se transformar em um tigre num ritual junto com uma mulher que estava mais para mulher gato do que para pantera. Os dois enfrentariam um naasara (branco) que estava sofrendo mutação e transformando-se em cobra, ritual para o vilão que foi iniciado pela sua esposa africana, ritual para o principal do filme que foi recrutado por um vidente até uma ilha e assim através de orgia sexual conseguiria tornar-se forte como o tigre. Final do Filme o casal tigre ganha da serpente e todos que assistiramm confirmaram que nada nesse mundo depende do material.

Material mesmo foram os machados que a policia de Ouagadougou teve que reconher da casa de um bandindo de 26 anos que estava matando pessoas e oferecendo para o ´´deus machado´´. Segundo os fatos o individuo entrava na casa das pessoas e ninguém o via sair com os roubos, uma espécie de força oculta que dependia dos mortos pelos machados do deus dele. Um pastor da Assembléia de Deus foi a até a casa dele e depois de orar Deus revelou que o ídolo que estava no quarto deveria ser quebrado e queimado. Quando o povo do quarteirão aceitou a libertação, pronto! O poder do maníaco se quebrou no momento até que uma serpente de fogo voou da casa. Esse foi o relato do povo quando perguntei sobre detalhes do homem ´´THOR´´. Ate a policia tem que cooperar com os Pastores daqui para solucionar casos desse tipo.

Por ultimo queria compartilhar o caso do Tijaani, um jovem que diariamente passa em frente minha casa arrastando uma corrente nos pés. Ele esta sofrendo com esse problema anos apos que seu irmão se suicidou, o divorcio repentino e as idas de seu pai ao bruxo atrás de solução só serviram para aumentar a opressão que o pobre já sofria. Ele passeia no mercado, as pessoas batem nele pois como esta sobre o domínio do inimigo não esta ciente do que esta fazendo com os demais na rua. Para um fulani é uma vergonha ser amarrado como um animal, penso na situação vergonhosa que sua família esta vivendo e gostaria de pedir sua ajuda em oração pela libertação.

O verbo Duurude é usado para pastorear os animais, no caso do Tijaani é seu pai que duura mo (que lhe pastora). No domínio espiritual ele tem misturado muita coisa (evangélica, bruxo, etc...) no domínio material ele tem aceitado tomar as injeções no pequeno consultório médico local, isso tem dado melhora, mas ate agora os parentes não querem tirar as correntes.

A África espiritual esta contando com pessoas que estejam dispostas a entender e crer que existe uma solução bem na raiz, nos fundamentos que foram plantados pelo animismo e pintados pelo islamismo folclórico.

Cristiano Carneiro

0 comentários:

About Me

Minha foto
Cristiano Carneiro Silva
Ver meu perfil completo

Postagens

identificador de tela

Tradutor