Seguidores

Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 31 de março de 2010

A SEMENTE QUE CAIU ...

NORTE DE BURKINA – MARÇO 2010 – A SEMENTE QUE CAIU...

´´.... A semente é a palavra de Deus...a que caiu `a beira do caminho são os que ouviram; vem a seguir; o diabo e arrebata –lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvas. ... que caiu sobre as pedras são os que ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não tem raiz, crêem apenas por algum tempo e , na hora da provação, se desviam. A que caiu entre espinhos são os que ouvem e , no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; seus frutos não chegam a amadurecer. A que Caiu na boa terra são os que tendo ouvido de bom coração, retêm a palavra;estes frutificam com perseverança. Lucas 8:11-15


Graça e Paz do Senhor aos amigos e amantes de missões. Quero agradecer a cada um que respondeu minha carta enviando-me palavras de encorajamento por e-mails e orações aos céus de joelhos. Cada vez que sento e escrevo algo tenho em mente o significado da palavra carta (bataaki) em fulfulde que vem da raiz do verbo aproximar (bataade). Não é tão simples resumir tudo que acontece aqui com uma cultura totalmente voltada para o misticismo, lendas, islamismo folclórico, esoterismo e outros ´´ismos´´ infinitos que existem aqui, que são completamente diferente de nossa vida no Brasil e contextos os quais será esta carta lida, com exceção da Semente e os solos os quais Jesus nos mostrou na parábola do semeador que prefiro chamar de Parábola dos solos. Ela resume bem o que tem acontecido nestes últimos dias aqui com os indivíduos que temos trabalhado.

1- fulanis da beira do caminho – Dembo é um belo exemplo que se encaixa no que Jesus disse no texto de Lucas , enquanto estávamos estudando os fundamentos da salvação com o grupo de estudo que iniciei recentemente esse simples boiadeiro apareceu apenas para tomar chá, comer amendoim e servi de caminho para a palavra cair e satanás levar. Sua pergunta foi : como posso seguir a Deus de estomago vazio¿ os ouvintes (Hussein e Hamman) disseram numa só voz (Goonga) sig. É verdade. Eu parei a lição sobre a credibilidade e inspiração da Bíblia e respondi a Dembo dizendo que ele deveria buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e as demais coisas seriam acrescentadas. Terminei oferecendo a ele um corte de cabelo quarta feira no dia do mercado em Djibo pois seu cabelo estava muito grande e estava impedindo que ele pensasse, esse corte de cabelo foi mais uma forma de falar uma verdade sem lhe insulta-lo na frente dos demais. O pássaro, mas uma vez levou a semente embora.

2- fulanis sobre as pedras – Boreima recebeu a palavra a anos, ganhou um trabalho como vigia na casa de um missionário. Um dia quando foi visitar seu pai em seu vilarejo local ficou sabendo que ele morreu e por seu filho ser Mopeere (cristão) não quiseram enterrar o pai (na cultura fulani o dia da morte é algo de muita importância) depois desta provação Boureima negou a fé e se desviou. O acontecimento se deu justamente no jejum de 30 dias que os mulçumanos fazem esse foi o inicio da sua nova via em direção ao sufocamento da palavra. Vale lembra que há dois anos atrás ele me encorajou a continuar evangelizando o povo dele através de uma carta que foi entregue no dia que em que estava retornando para o Brasil. Lamentei e perguntei onde estavam às raízes do meu amigo vigia¿

3- Fulanis entre espinhos – todos sabem que após a morte de Adama o ex - marabu que se converteu através de nosso ministério em 2007 fiquei convivendo com seu filho Amadou que ate o presente momento estava demonstrando um interesse pela palavra de Deus. Ele Ouviu mais os espinhos foram mais fortes, mês passado eu o coloquei para aprender uma profissão em Djibo, a qual lhe permitiria concertar pneus de bicicletas (um trabalho muito requisitado aqui devido a quantidade de espinhos do solo do norte de Burkina) assim ele teria algo para se manter durante o tempo que esperava a chuva para cultivar o milhet (grão pequeno parecido com alpiste) e logo após conseguir casar-se que é o sonho da maioria dos adolescentes de sua idade e viver uma vida como os demais de seu grupo étnico vivem. Pois que não tem uma mulher segundo os fulanis não tem luz. Três dias foi bastante para Amadou se envolver numa confusão que o levou para o Inferno Baixo (nome da prisão de Djibo) motivo foi ter brigado com um rapaz e depois junto com outro``amiguinho´´ ter ameaçado com uma faca a vitima. Foi julgado e ganhou dois meses na cadeia e terá que pagar uma quantia de 45 reais por danos morais.

4- fulanis da boa terra – quase choro quando escutei o Abdusalam orando a Deus da sua forma simples pedindo que Ele curasse sua esposa e desse força a ele para suportar a dor caso ela viesse morrer. Ele foi o primeiro convertido desde que cheguei entre os fulanis, ha duas semanas ele entrou pedindo ajuda pois sua esposa estava muito doente e havia feito um exame de sangue e de urina no hospital local e pegaria o resultado as 15 hs, recebemos os dois e mostramos o amor cristão cuidando de sua esposa que ainda não é cristã. Por ser semi nômade é difícil acompanhar o simples Boiadeiro, todavia toda vez que nos encontramos oramos juntos, leio a bíblia para ele e pedimos que Deus de um filho para sua esposa tirando assim a maldição de não ter filhos que os fulanis assim nomeiam aos que são casados sem filhos. Só Deus mesmo para fazer o Abdusalam negar os bruxos e buscar ajuda com os médicos locais e oração pela cura em nome de Iisa Almasihu (Jesus Cristo) esses são frutos com perseverança.

MOTIVOS DE ORAÇÃO.


1 – Louve a Deus pelo ótimo andamento de nossa casa em Burow.


2 – Ore pelo pequeno grupo de estudo bíblico a qual viemos de começar.


3 – Por nossa saúde, recentemente devido os ventos com poeiras aqui houve uma campanha de vacinação contra a meningite, numa cidade ao lado sofre uma epidemia.

4 – Pela saúde de minha mãe que veio de terminar o tratamento de hanseníase.


5 – Agradeça ao pai pela boa adaptação de Mércia e o seu desenvolvimento no estudo da língua tribal. (Fulfulde) que Deus dê graça para que ela vença essa etapa.


6- Para que o conhecimento do Senhor seja espalhado como a poeira que tem aqui.

Cristiano e Elimércia

0 comentários:

About Me

Minha foto
Cristiano Carneiro Silva
Ver meu perfil completo

Postagens

identificador de tela

Tradutor