Seguidores

Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 5 de março de 2010

O Fruto da Paciencia



Asalam Aleikum – Sobre todos estejam a paz!

Norte de Burkina – Fevereiro 2010

“Paciência é tudo que resta do homem quando suas forças acabam´´

– Paate Dicko

O Fruto da paciência é algo que martelou minha cabeça durante esse período de transição (i.e deixar a capital e ir para o interior) , o combustível que movimenta o vento quente que trás o verão, o calcanhar com rasgão e minha moto que por vezes encontra-se sem solução, se chama Paciência. Foi animador ver o segundo óculos que ganhei apenas por esperar durante dois meses que ele fosse feito na ótica local, o óculos foi enviado para França, voltou, foi de novo, voltou e nada, isso levou um par de dias, ate que depois de tudo ele veio, errado, a lente que deveria ser escura veio azul. Bom, pensei: que coisa esperei tanto! Mas depois eles mandaram fazer de novo, e as primeiras lentes azuis ficaram para a armação do meu óculos de uso diário, vindo ficar com dois óculos, melhor ainda foi quando perguntei se precisava pagar pelas lentes erradas, os Moussis (povo maioria em Ouaga) disseram não, isso é um presente por você ter sido paciente conosco não dizendo nada nem nos xingando. Pedi perdão a Deus na mesma hora e agradeci por ter fechado minha boca e suportado calado e com os olhos vermelhos da poeira que peguei os dois meses sem óculos de sol.

Nem sempre ganhamos o fruto que pensamos, no caso dos tijolos de minha casa em Burow, tiveram que começar tudo novamente por que o local que estavam pisando os tijolos continha um barro fraco (Argila) que depois de seca os tijolos se quebravam com facilidade. Isso significou adiar a construção da casa por mais uns dias e aumentar o preço dos tijolos que passaram a ser mais caros que os primeiros, pois tínhamos água abundante no local. Se me perguntassem hoje quais as qualidades para um missionário eu diria: Paciência, Paciência e ainda paciência. Os africanos dizem aqui que rápido mesmo só o nascimento e a morte. As demais coisas todas levam tempo, mais eu pensando na frase vi que ate para nascer leva tempo e tem gente que esta para morrer ate hoje e não morre. Essa foi só para descontrair e introduzir o segundo assunto da carta que se chama:

Entre Vacas, Charlatões e Livros. Reiniciamos o evangelismo massivo em Djibo ate que a minha casa seja terminada em Burow, cada vez que sento-me e fico vendo os pastores nômades puxando a corda da ovelha que será vendida no mercado, penso que é assim que Satanás puxa os fulanis para a perdição, engano,ruindade e crueldades que os mesmo praticam. Logo uma força provinda da Cruz de Cristo me impulsiona a proclamar com ajuda de cassetes e imagens a Kibaaru Lobbo (Boas novas). Desta vez o retorno foi bem mais ousado, pois fui para a boca do Mercado de animais, hurum hurum e muum muum são os barulhos que ouço enquanto sentado compartilho sobre a fé cristã. Hurum , hurum da parte dos charlatões que vendem remédio para picada de cobra, gravidez,picada de escorpião,impotência,casamento falido, malaria, má digestão, etc... Esses são os ´´coleginhas´´ que se opõem a Cristo, e seu conhecimento que os fulanis tanto precisam. Tem um que colocou uma boneca que dança com umas pilhas e um chifre de boi com a boca de jacaré, crendo que assombrara os clientes e assim eles comprariam seus produtos (pois o povo não faz idéia de como é que aquela boneca se mexe), eu fico rindo e ao mesmo tempo triste oro a Deus que liberte esse povo de tão grande engano. Por outro lado os moom... moom... São das vaquinhas que estão sendo negociadas por um baixo preço pois o verão se aproxima e não terá pasto para as pobrezinhas comerem que resultara na morte de varias durante o período de seca (Março,Abril,Maio,Junho,Julho e Agosto) quase o ano todo(risos), na vez passada uma ficou sentada do meu lado pois estava fraca, outro jumento estava em pé olhando as imagens de repente eu disse: Ai quem dera o povo soubesse reconhecer a voz do seu Senhor como esses animais, pedi que olhassem para o burro ao lado que estava parado e quieto, enquanto vários deles estavam sendo distraídos pelos enganadores ou afazeres do mundo. Não sei se foi um bom exemplo mais na hora foi o que eu disse; como ninguém atirou pedra, continuei ate que o vento com poeira se ergueu e pôs fim ao evangelismo que já estava com 2 horas e meia de tempo.

Quero terminar pedindo oração por todos que estão em contato conosco, que Deus salve este povo e mude-os trazendo-os das trevas para sua maravilhosa luz. Também orem por nosso sustento que mais uma vez teve uma oscilação durante os meses de Janeiro e Fevereiro. Agradeço a cada um que continua conosco segurando as cordas dessa grande Obra.

Cristiano e Elimércia

3 comentários:

Cristiano Carneiro Silva disse...

OI amigo irmao nosso e-mail é terrasvazias@ntlworld.com temos
enviado relatorios todos os meses
para o CEMINI que é o orgao que se
responsabiliza por nossas vidas e diculgaçao de nosso ministerio entres as demais igrejas de ICOaraci. seria bom o irmao passar la de vez enquanto e se atualizar. Caso queira seguir nosso trabalho pelo Blogspot te agradecemos muito e somos gratos por sua colaboraçao. Elimercia tem escrito carta a mao para cada mantenedor da igreja e tambem feito um esforço para telefona para o seu Pastor, seria bom o irmao tambem se informar com o seu lider local.

Quanto ao relatorio espiritual gostaria que voce mandasse um exemplo para meu e-mail Terrasvazias@ntlworld.com por favor assim poderei lhe enviar ok

Cristiano Carneiro

Cristiano Carneiro Silva disse...

OI amigo irmao nosso e-mail é terrasvazias@ntlworld.com temos
enviado relatorios todos os meses
para o CEMINI que é o orgao que se
responsabiliza por nossas vidas e diculgaçao de nosso ministerio entres as demais igrejas de ICOaraci. seria bom o irmao passar la de vez enquanto e se atualizar. Caso queira seguir nosso trabalho pelo Blogspot te agradecemos muito e somos gratos por sua colaboraçao. Elimercia tem escrito carta a mao para cada mantenedor da igreja e tambem feito um esforço para telefona para o seu Pastor, seria bom o irmao tambem se informar com o seu lider local.

Quanto ao relatorio espiritual gostaria que voce mandasse um exemplo para meu e-mail Terrasvazias@ntlworld.com por favor assim poderei lhe enviar ok

Cristiano Carneiro

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel

About Me

Minha foto
Cristiano Carneiro Silva
Ver meu perfil completo

Postagens

identificador de tela

Tradutor